Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Francisco Simões Xavier Pedrosa, filho de José Simões Xavier e de Madalena Pedrosa, natural da freguesia Matriz de Benavente, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/01007
Title type
Atribuído
Date range
1784 Date is certain to 1792 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (305 f.); papel e pergaminho.
Scope and content
O pai era natural da freguesia de Nossa Senhora da Consolação de Alvados, termo de Porto de Mós, e a mãe natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Lavos, termo de Figueira da Foz.

Neto paterno de Manuel Simões e de Maria Vicente, naturais da freguesia de Nossa Senhora da Consolação de Alvados, termo de Porto de Mós, Bispado de Leiria.

Neto materno de Manuel Francisco Pereira e de Isabel Luísa, naturais da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Lavos, termo de Figueira da Foz.

Constam: as certidões de baptismo do habilitando, dos pais, dos avós paternos e dos avós maternos; o processo de património que contém, entre outros documentos, a certidão da sentença civel de folha de partilhas que se fizeram por falecimento da mãe do habilitando, a cópia da escritura de doação que fez a si mesmo o habilitando dos bens que lhe ficaram da legitima materna, o edital do património afixado em Benavente, e as diligências de visita e avaliação do mesmo; Breve de suplemento de idade, do Núncio Apostólico, passada a favor do habilitando, para ordens de presbítero.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 126, Proc. nº 1007
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Os primeiros fólios estão fragilizados.
Creation date
17/12/2012 11:41:24
Last modification
01/03/2024 12:19:35