Available services

Livro de atas das sessões da Câmara

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/ADEVR/AL/AHMEVR/0009
Title type
Atribuído
Date range
1591-04-02 Date is certain to 1632-06-30 Date is certain
Dimension and support
1 liv., papel.
Extents
203 Folhas
Scope and content
Contém deliberações resultantes das sessões da câmara nas quais eram discutidos assuntos relativos com a administração da cidade e do seu termo. Neste livro constam posturas e taxas dos oficios da cidade. Faziam parte das sessões o Juiz de Fora ou Ordinário, os Vereadores, o Procurador da cidade, o Procurador do Povo, os oficiais e os cidadãos da governança da cidade.



Contém posturas: para regular a limpeza geral das ruas e travessas da cidade, principalmente junto de igrejas e mosteiros; Título do guarda dos poços; Título dos Canos, Regimento das atafonas (f. 169); Título dos fornos, título dos carreiros; Título dos chafarizes da Porta do Raimundo, da Rua de Alconchel e outros; Título do linho; Título dos gargalos dos poços; posturas da renda das Bravas; Regimento dos taberneiros (f. 232); Regimento dos moleiros (f. 258), entre outras.

Contém as tabelas dos preços dos géneros e dos valores que os oficiais podiam cobrar pelos seus serviços (taxas dos estalajadeiros, f. 197, obra de mulher, f. 181, f. 187 vº).



Juizes: Francisco de Carvalhais, Lopo de Barros, Manuel Veloso da Veiga, André Valente, Manuel Correia, Francisco Fernandes Fialho, Manuel Mendes de Vasconcelos, António Lopes de Albuquerque, Pero Godinho da Câmara, João Baptista Peixoto, Manuel Figueira de Negreiros, Paulo Leitão de Abreu, António de Mendonça, António Pereira de Sousa e Diogo Teixeira de Azevedo.



Vereadores: Fernão de Madureira Falcão, Pero da Fonseca Falcão, Vicente de Vasconcelos, Manuel de Macedo de Sequeira, Pero Vaz de Camões, Diogo Pessanha Falcão, Fernão Gonçalves Cogominho, Francisco Pereira Falcão, António Lopes de Albuquerque, Francisco de Brito da Silva, Álvaro de Brito Velho, Luís de Vila Lobos de Vasconcelos, António de Sousa, José de Noronha, Duarte Camões da Câmara, Francisco de Carvalhais, Duarte de Vasconcelos, Paulo de Brito Velho, Pero Cardoso de Melo, Diogo Pereira Cogominho, Vicente de Vasconcelos, Fernão de Albuquerque de Menezes, Duarte Galvão de Oliveira, António Borges de Figueiredo, Simão de Camões da Câmara, Martim Ferreira da Câmara e Agostinho de Moura Pessanha.



Procuradores da cidade: Pero da Dias de Góis, Gaspar de Carvalho, Eliseu Borges, João Galvão de Oliveira, António Lopes de Carvalho, Jerónimo de Moura Tavares, Domingos Ramalho, [Damião Nunes Vieira], Diogo Mendes de Oliveira, Luís Mestre de Brito e Francisco Pereira Soares.



Procuradores dos misteres e do Povo: João Rodrigues, Julião dos Reis, Manuel Fernandes, António Pires, Francisco Mendes, António Nunes, Sebastião Machado, Manuel Rodrigues, Manuel Martins, Domingos Fernandes, Francisco Lopes, Francisco Pinto e Simão Fernandes.
Access restrictions
Documentação de consulta livre
Physical location
Fundo: Arquivo Histórico Municipal de Évora, Sala 8, cx. 4, liv. 9
Previous location
Vol. VII
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
O livro possui fólios em mau estado de conservação. O livro começa no fólio 96 e vai até ao fólio 299.
Type of container
Livro
Notes
Na folha de guarda do livro consta uma nota, de 18 de novembro de 1877, rubricada por Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, na qual refere que o livro para além das atas contém posturas e taxas dos diversos oficios da cidade, compreendidas entre 1590 e 1632. Refere que os registos não se encontram por ordem, que faltam folhas e as que restam estão trocadas ou confusas.



Como os fólios estão em mau estado é possível que as datas retiradas dos documentos não estejam exactas.



O nome "Pero", "Fernão", "Menezes" e "Pessanha" também aparecem manuscritos como "Pedro", Fernando", "Meneses" e "Peçanha".
Creation date
2/18/2019 2:30:32 PM
Last modification
3/15/2022 3:40:11 PM
Record not reviewed.