Família Cordovil

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADEVR/FAM/FCDVEVR
Title type
Formal
Date range
1500 Date is certain to 1946 Date is certain
Dimension and support
2460 (d.;dc;ui)
Extents
7 Metros lineares
Biography or history
A família Cordovil é portuguesa embora de provável origem espanhola. Afirmam vários nobiliarquistas que nos registos de D. João I já figura uma doação feita nas proximidades de Sesimbra, a Lourenço Anes Cordovil. Também parece certo que um Lourenço Cordovil foi morador em Setúbal e teve um filho chamado Francisco Martins Cordovil, que morou em Loulé, avô de António Cordovil, cavaleiro, morador em Arzila, que morreu em combate, e bisavô de Afonso Cordovil, cavaleiro da Casa Real, a quem a 2 de Setembro de 1553 foi concedida carta de brasão de armas.

O estabelecimento da família Cordovil em Évora deu-se no século XVI. Deste século existe documentação do casamento de D. Guiomar Arnaut, neta materna de Afonso Cordovil e de sua mulher D. Leonor Arnaut, com António de Freitas, morador em Évora, moço de câmara do Infante D. Duarte em 1572 e do Rei D. Sebastião em 1579.

Para além da sua actividade privada, os vários elementos da família Cordovil desempenharam também cargos públicos, como o de escrivão da Mesa Grande da Alfândega de Lisboa, que se irá manter na família até finais do século XIX, e o cargo de Provedor do Real Cano da Água da Prata, atribuído por Alvará do rei D. Pedro II em 1703.
Acquisition information
Doação da família, representada pelo Sr. António Cary de Potes Cordovil, em 2 de Março de 1971.
Scope and content
Escrituras, certificados de registo de propriedades, declarações de compra, venda e contratos de arrendamento de propriedades, certificados e contratos de casamento, testamentos e correspondência individual.
Documental typology
Papel
Arrangement
Classificação funcional e ordenação cronológica.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário



ARQUIVO DISTRITAL DE ÉVORA - [base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]: ÉVORA, 2014. Disponível no sítio web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização permanente.
Creation date
06/02/2007 00:00:00
Last modification
03/01/2024 10:52:56
Record not reviewed.