Seminário Diocesano de Évora

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-SDEVR
Title type
Atribuído
Date range
1506 Date is certain to 1907 Date is certain
Dimension and support
467 dc + lv.
Extents
9 Metros lineares
Biography or history
A criação de um Seminário em Évora para a formação do clero diocesano, segundo os modelos preconizados pelo Concílio de Trento, deve-se ao Cardeal D. Henrique, enquanto Arcebispo de Évora, com a fundação do Colégio do Espírito Santo e da Universidade de Évora em 1557, sob a direcção da Companhia de Jesus.

Em 1574, e também por sua iniciativa, promoveu a criação do Colégio de Nossa Senhora da Purificação, aprovado por bula do Papa Gregório XIII e inaugurado em 25 de Março de 1579.

Este, embora dependente da Universidade de Évora, estava destinado exclusivamente aos cursos de Teologia.

Em 1759 em consequência da expulsão da Companhia de Jesus, cessam todas as actividades da Universidade de Évora, incluindo as do Seminário.

A primeira tentativa para a reabertura de um Seminário em Évora foi feita pelo Decreto de D. Pedro IV, de 5 de Agosto de 1833, em que determinava a fundação de Seminários nas Dioceses onde ainda não existissem. No entanto, não lhes eram assegurados os rendimentos indispensáveis à sua subsistência e, por isso, essa medida legislativa não surtiu o efeito desejado.

A divisão da Arquidiocese de Évora entre partidários de D. Pedro e de D. Miguel, agravada pela guerra civil e pela decisão das ordens religiosas em 28 de Maio de 1834, impediu a criação de um Seminário em Évora.

Só com a Concordata de 1848, do Governo de D. Maria II com a Santa Sé, foi dado um passo em frente para a formação eclesiástica. Esta Concordata mandava abrir imediatamente os Seminários de Lisboa, Braga e Évora, Funchal e Angra do Heroísmo.

A inauguração do Seminário de Évora verificou-se em 14 de Outubro de 1850, depois de criadas todas as condições para a sua abertura.

O Seminário ficou instalado no Antigo Convento do Carmo, cedido pelo Príncipe D. Pedro, e, para efeitos da sua sustentação, foram incorporados os bens das Colegiadas extintas no património da Arquidiocese de Évora.
Acquisition information
Documentação retirada de um conjunto documental designado por Câmara Eclesiástica.
Scope and content
Legislação geral, património, nomeadamente Inventários de Bens e escrituras de propriedades, documentação sobre os alunos matriculados, sobre os empregados e ainda documentação referente ao economato, como sejam relatórios e contas de gerência, receitas e despesas.
Arrangement
Classificação orgânica e cronológica.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Creation date
06/02/2007 00:00:00
Last modification
25/02/2019 11:42:24
Record not reviewed.