Santa Casa da Misericórdia de Évora

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADEVR/MIS/SCMEVR
Title type
original
Date range
1331 Date is certain to 1969 Date is certain
Dimension and support
2271 U.I. (81 m.l.)
Extents
94 Metros lineares
Biography or history
As Misericórdias tiveram como fundadora D. Leonor, esposa do rei D. João II, tendo como inspirador e executor dos seus desejos o trinitário Frei Miguel de Contreiras (religioso da Ordem da Santíssima Trindade).

Seu irmão D. Manuel I veio dar-lhe grande protecção e privilégios. Surgindo, à semelhança da fundada em Lisboa outras por todo o Reino.

Os fins a que se propunham estes institutos de caridade eram os da aplicação e execução das obras de Misericórdia, tanto as espirituais como as corporais.

Uma das primeiras foi a Casa da Misericórdia da Cidade de Évora, erecta em 7 de Dezembro de 1499, como se confirma pelo Livro dos Irmãos desta Confraria. Neste livro encontram-se as assinaturas dos irmãos ao longo dos tempos. Logo na primeira página do primeiro livro, observa-se a assinatura do próprio rei D. Manuel, das rainhas e de muitas personalidades do tempo, a que se seguem outras de representantes das mais variadas profissões como armeiros, tabeliães e boticários.

A documentação encontra-se em depósito no Arquivo Distrital de Évora, com reserva de posse e de consulta, sendo necessária autorização prévia por escrito do respectivo Provedor.
Acquisition information
Documentação depositada com reserva de posse e de consulta pela Santa Casa da Misericórdia de Évora.
Scope and content
Documentação sobre uma grande variedade de assuntos: Foros, rendas de pão, assistência, hospitais, farmácia, esmolas, doentes, bens legados, rendas, criações de meninos, causas crimes e cíveis, compras e vendas, registo de irmãos e documentação vária.
Arrangement
A documentação mantém a organização com que foi recebida da instituição produtora.
Access restrictions
Documentação com reserva de posse e de consulta, sendo necessária autorização prévia por escrito do respectivo Provedor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo impresso.
Creation date
06/02/2007 00:00:00
Last modification
02/05/2018 18:38:08
Record not reviewed.