Paróquia de Alqueva

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADEVR/PRQ/PRL01
Title type
Atribuído
Date range
1606-11-30 Date is certain to 1910-12-31 Date is certain
Dimension and support
175 u.i., pergaminho e papel.
Extents
2 Metros lineares
175 Livros
Biography or history
Paróquia também denominada por S. Lourenço de Alqueva. O termo "Alqueive" que significa "terra em pousio" pode estar na origem toponímica da Freguesia, embora em árabe possa designar "casa quadrada". A designação "Alqueva" surge já anexa à designação sagrada de S. Lourenço num documento datado de 1262, também ele recolhido no Livro dos Bens de D. João de Portel, sobre os rendimentos das igrejas do novo termo de Portel, mencionando-se já nesse rol a igreja de "S. Laurentii de Alqueva".

A área da Freguesia fez parte, desde o início, das terras concedidas pelo Rei D. Afonso III ao seu mordomo-mor D. João Peres de Aboim as quais viriam, juntamente com outras, a constituir o novo termo de Portel inserido entre o termo de Évora, Beja e Monsaraz.

A Igreja paroquial com o orago a S. Lourenço, de fundação medieval foi melhorada após a Visitação do Cardeal-Infante D. Afonso em 1534. A actual obra de arquitectura é o resultado de intervenções posteriores a 1755.

Possuí ainda esta povoação a pequena Ermida de Santo António provavelmente datada do Sec.XVII.
Acquisition information
Documentação transferida da Conservatória do Registo Civil de Portel a 20 de Novembro de 1998 e do Instituto dos Registos e Notariado de Portel a 17 de Novembro de 2011.
Scope and content
Contém livros de registos de baptismo, de casamento, de óbito e de legitimação. Consta um livro das Sessões da Junta de Paróquia, dos anos de 1879 a 1896.
Arrangement
Classificação funcional e ordenação cronológica.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo. Disponível em http://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt