Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Soares Velez, filho de José Martins e de Maria Rodrigues, natural de Avis, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/00973
Title type
original
Date range
1704 Date is certain to 1712 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (169 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando era Bacharel em Filosofia, formado pela universidade de Évora. O habilitando requereu que fossem tomadas em conta as diligências que se fizeram no Arcebispado de Évora a Manuel Nunes da Silva, Beneficiado na Matriz de Coruche e Arcipreste na Sé Primaz, por ser a mãe do mesmo irmã inteira de sua mãe. Consta a justificação de fraternidade. Mas não foi tida em conta por não ser a fraternidade do próprio.

Consta: inquirições “de genere” que se fizeram na Vigararia de Avis, na vila de Tomar e no Bispado de Portalegre, a favor do habilitando, por comissões e requisitórias do Arcebispado de Évora; o processo de património em que o Padre Manuel Nunes da Silva o dotou de 15 mil reis de pensão anual sobre os frutos do seu beneficio simples que possuía na vila de Coruche; Breve Apostólico, do Papa Clemente XI, de extra têmpora para todas as ordens sacras (em pergaminho); carta de adito na Igreja de São Pedro de Évora; carta de ordens de epístola e evangelho).

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 973, Mç. nº 39
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável. O fl. 9 está descosido.
Creation date
25/01/2011 00:00:00
Last modification
30/09/2024 12:10:19