Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João Falcão Porto, filho de João Falcão Porto e de Mariana Luísa da Silva, natural de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01156
Title type
Atribuído
Date range
1710 Date is certain to 1714 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (292 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Foi indeferido o pedido de habilitação a ordens menores porque o habilitando tinha dois irmãos e nenhum era soldado. O habilitando apresentou os irmãos menores ao Governador das Armas, mas dada a idade e a constituição física dos dois, o mesmo não os achou aptos para serem soldados. Mas foi dispensado.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram no Bispado da Guarda, no Arcebispado de Braga, na vila de Vila Viçosa e na vila de Estremoz, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Estremoz e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por comissões do Dr. José Borges de Barros, Provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, as escrituras de doação para ordens sacras, que fizeram a mãe do habilitando e José Francisco de Melo e Castro, os títulos das fazendas pertencentes ao património, o edital de património afixado na Igreja Matriz da vila de Estremoz, e as diligências de visita e avaliação do mesmo; Breve apostólico, do Papa Clemente XI, de extra tempora para ordens sacras (em pergaminho); Carta de adito na Igreja de São Tiago da cidade de Évora; Breve Apostólico de suplemento de idade para ordens de missa.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1156, Mç. nº 60
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
28/01/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:33