Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Lopes, filho de Jacinto Lopes e de Maria das Candeias, natural de Montemor-o-Novo, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01157
Title type
Atribuído
Date range
1710 Date is certain to 1712 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (219 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O pai do habilitando era tecelão. Contém uma certidão passada por Luís Monteiro de Carvalho, escrivão da Confraria das Almas, sita na Igreja do Calvário de Montemor-o-Novo, em como a mesa da mesma confraria concedera mercê ao habilitando de uma capela instituída por Manuel Álvares e sua mulher.

Constam inquirições “de genere” e de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Montemor-o-Novo e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por comissões do Dr. José Borges de Barros, Provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, as escrituras de dote para ordens sacras, que fizeram Simão de Landim e Sande e os pais do habilitando (no mesmo contam umas casas foreiras ao convento da Cartuxa sitas na cidade de Évora), os editais de património afixados na Igreja Matriz da vila de Montemor-o-Novo e na Sé de Évora, e as diligências de visita e avaliação do mesmo; Breve apostólico, do Papa Clemente XI, de extra tempora para ordens de evangelho e missa (em pergaminho). No final do processo consta o traslado de uma sentença de folha de partilha, de 1690, por falecimento de Antónia Lopes, avó paterna do habilitando. Encontra-se incompleta.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1157, Mç. nº 60
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Possui fólios queimados pela acidez da tinta.
Creation date
28/01/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:33