Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João da Costa, filho de Domingos Gomes e de Maria da Costa, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01186
Title type
Atribuído
Date range
1710 Date is certain to 1717 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (103 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando era colegial no Colégio dos meninos do coro da cidade de Évora. Consta a justificação de fraternidade com o Padre José Gomes Cortes, Presbítero da Ordem de São Pedro. Quando se habilitou a ordens sacras era subchantre da Sé de Coimbra.

Constam inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na cidade de Évora e na cidade de Coimbra, a favor do habilitando, por comissões e requisitória do Dr. José Borges de Barros e de Frei José de Jesus Maria, Provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, o edital de património afixado na Sé de Évora e as diligências de visita e avaliação do mesmo; carta de diácono.





Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1186, Mç. nº 62
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
31/01/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:35