Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Domingos dos Santos, filho de Ascenso Rodrigues e de Maria de Almeida, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01331
Title type
original
Date range
1714 Date is certain to 1747 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (287 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando era moço do coro do Colégio da Sé de Évora quando se habilitou a ordens menores.

Quando se fizeram as diligências “de genere” na vila das Alcáçovas os avós paternos do habilitando foram julgados por mouros e cristãos novos. Constam vários documentos relativos à justificação por parte do habilitando da sua limpeza de sangue e dos seus familiares. O processo arrasta-se de 1714 a 1747.

Consta a sentença de Manuel Ferraz de Figueiredo e de sua mulher Luzia Dias (prima da avó paterna do habilitando) contra Domingas do Couto e sua filha Catarina Dias, por infâmia de mouriscos e judeus. Foram feitas penhoras nos bens das acusadas.

No Acordão da Relação Eclesiastica, de 10 de Maio de 1720, foi deliberado que o habilitando estava impedido por fama de mouro por parte de sua avó paterna e fama de cristão novo por parte do avô paterno Manuel Rodrigues Leal.

No ano de 1747 o habilitando era religioso do Convento de São Francisco e organista na Sé de Évora, chamava-se Domingos de Boa Ventura. Nesse ano requereu que fossem julgadas e sentenciadas as suas inquirições “de genere” para se provar a sua pureza de sangue. Constam duas árvores genealógicas e traslados de inquirições “de genere” e diversas certidões de baptismos e casamentos dos seus familiares.

No fl. 210 consta o despacho da Relação Eclesiástica, de 14 de Dezembro de 1747, em que reconhece o habilitando por cristão velho, limpo de qualquer raça reprovada.

Consta a certidão da sentença de pureza de sangue, a favor de Matias Vogado, passada a pedido de Josefa Maria de Almeida, irmã de Domingos dos Santos e mãe do dito Matias Vogado, data de 1747. Consta o traslado da sentença de purgação do impedimento, a favor de António Broeiro Sardinha, passada a pedido de Josefa Maria de Almeida.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1331, Mç. nº 79
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se fragilizado.
Creation date
02/02/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:42