Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Gonçalves Ladeira, filho de Francisco Gonçalves Ladeira e de Catarina Antunes, natural de Vila do Touro, Bispado de Guarda, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e subdiácono

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01337
Title type
original
Date range
1714 Date is certain to 1717 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (161 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando pediu para ser compatriota do Arcebispado de Évora. Consta a justificação dos requisitos para ser compatriota do mesmo e o deferimento respectivo. Contém certidão do traslado de uma sentença de vínculo da Capela que instituiu o tio do habilitando, o Padre Belchior Antunes Cabral, passada no Juizo da Provedoria da Comarca de Avis, em que nomeia como administrador o habilitando.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram no Bispado de Guarda, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Coruche e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por requisitória e comissões de Frei José de Jesus Maria, e do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; Breve de indulto de dispensa do ano de luto, que recebeu do Ilustrissimo Núncio dos Reinos de Portugal, para ordens menores (em pergaminho); o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de doação para ordens sacras que fez a si mesmo o habilitando, os titulos pertencentes ao património, as diligências de visita e avaliação do mesmo, e os editais de património afixados na Igreja Matriz da vila de Montemor-o-Novo.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1337, Mç. nº 80
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
02/02/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:43