Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Vicente de Sousa, filho de Inácio de Sousa e de Josefa Maria, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01411
Title type
original
Date range
1726 Date is certain to 1737 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (138 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando era menino do coro na Sé de Évora e colegial no mesmo seminário. O avô paterno era natural de Genova. Consta uma carta do Vigário Geral do Arcebispado de Genova, João Lourenço Múrcio, atestando a pureza de sangue, do dito avô.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na cidade de Évora, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na mesma cidade, a favor do habilitando, por comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade e do Dr. José Cardoso Gião, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, as diligências de visita e avaliação do património, e o edital do mesmo afixado na Sé de Évora; Breves de extra têmpora e suplemento de idade, do Papa Clemente XII, para ordens de evangelho e ordens de missa (em pergaminho).

Quando o habilitando requereu ordens de epístola, no ano de 1736, era morador em Vila Viçosa e Capelão da Real Capela da mesma vila.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1411, Mç. nº 88
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
21/02/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:47