Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Bruno da Costa Ribeiro, filho da igreja, natural de Lavre, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01423
Title type
original
Date range
1717 Date is certain to 1721 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (215 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Quando se passou secreta “de genere” para o padre da vila de Lavre, a favor do habilitando, houve uma testemunha, por nome Isabel da Costa, que referiu que havia rumores de que o habilitando era filho de Ambrósio Pais Castelo Branco, natural de Montemor-o-Novo.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na vila de Lavre, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Montemor-o-Novo, na vila de Vila Viçosa e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; a Sentença Apostólica de dispensa para se ordenar por ser filho de pais ingónitos; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez o Padre Brás Nunes Ribeiro, Reitor do Real Colégio de Vila Viçosa e Capelão da Capela Real, tio do habilitando, os títulos das fazendas pertencentes ao dote que comprou a tia do mesmo a Jerónimo da Costa, as diligências de visita e avaliação do património, e o edital do dito afixado na Igreja Matriz da vila de Vila Viçosa; Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para ordens de evangelho e ordens de missa (em pergaminho).

No ano de 1759 o habilitando era capelão, cantor e Mestre da Capela Real de Vila Viçosa. Nesse ano requereu que se lhe passasse cópia do Alvará que recebera de Sua Magestado em que o dotava, para fazer seu património, de um moio de trigo imposto no almoxarifado de Vila Viçosa. Consta o traslado do mesmo. Consta uma procuração em que o mesmo fez seu bastante procurador José Pereira Paião para receber a documentação que pediu, data de 12 de Agosto de 1759.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1423, Mç. nº 89
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Possui fólios queimados pela acidez da tinta. Os fl. 213 e 214 estão descosidos.
Creation date
21/02/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:47