Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de António José da Silva Zarco, filho de Noutel Martins Zarco e de Maria Josefa da Silva Pessanha, natural de Grândola, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01468
Title type
original
Date range
1718 Date is certain to 1718 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (137 fls.), em papel.
Scope and content
O pai e o avô paterno do habilitando, o Dr. Manuel Martins Zarco, eram familiares do Santo Ofício da Inquisição.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram no Arcebispado de Lisboa, na vila de Santiago do Cacém, na vila de Grândola, na vila de Vila de Frades, na vila da Vidigueira e na cidade de Beja, e de inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Grândola e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por requisitória e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora. Consta em anexo uma petição de Gabriel da Silva da Costa e Brito em que requer que lhe passem a sentença “de genere” de seu primo o Padre António José Zarco. O despacho deferido para se passar a mesma data de 24 de Dezembro de 1740.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1468, Mç. nº 94
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Possui fólios em que a tinta se encontra muito sumida dificultando a leitura dos documentos. O fl. 136 e o fl. 137 estão soltos.
Creation date
22/02/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:50