Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João de Abreu Coelho, filho de Manuel de Abreu Cabaço e de Maria Gomes Coelho, natural de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01492
Title type
original
Date range
1719 Date is certain to 1726 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (270 fls.), em papel.
Scope and content
O pai do habilitando era meirinho dos clérigos. No ano de 1725 o habilitando estava como tesoureira da Igreja Matriz de Castelo de Vide.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na vila de Estremoz, na vila de Vila Viçosa e na vila de Cabeço de Vide, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Estremoz, na vila de Cabeço de Vide e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por comissões e requisitórias do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; por comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os tios do habilitando José de Abreu Cabaço e sua mulher Teresa de Jesus, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Igreja Matriz da vila de Estremoz; Breve de extra têmpora para ordens de evangelho e ordens de missa.

Era irmão de Pedro Inácio de Abreu que se habilitou a ordens menores no ano de 1737 (ver PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02340).
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1492, Mç. nº 96
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
O fl. 1 está descosido.
Creation date
30/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:51