Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Cardoso Ribeiro Saldanha, filho de Domingos Ribeiro e de Luísa da Cruz, natural de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01535
Title type
original
Date range
1720 Date is certain to 1741 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (95 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições “de genere” que se fizeram na cidade e Bispado de Coimbra e na vila de Estremoz, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Benavente e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por requisitórias e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

O habilitando ficou impedido de se habilitar por ter fama de cristão novo por parte da avó paterna, Maria Ribeiro. O habilitando no ano de 1741 requereu que se juntassem ao processo documentos comprovativos e revogatórios do impedimento. Entre eles consta a árvore genealógica da ascêndencia de sua avó paterna e de seu primo, Manuel Ribeiro de Campos, habilitado de ordens menores, bem como a carta de ordens do mesmo. Foi deferido que o habilitando podia continuar as diligências para se ordenar das ordens requeridas.

Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1535, Mç. nº 101
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
14/03/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:53