Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de André Gameiro dos Santos, filho de Francisco Marques e de Catarina Monteiro, natural de Benavente, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01568
Title type
original
Date range
1720 Date is certain to 1725 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (200 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições “de genere” que se fizeram no Patriarcado de Lisboa Oriental, na vila de Benavente e na freguesia de São Brás de Barrosa, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram no Patriarcado de Lisboa Ocidental, na vila de Benavente e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por requisitórias e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez Manuel Monteiro, tio do habilitando, uma procuração que fez o habilitando a seu irmão José Marques, para que em seu nome tomasse posse do património dotado; as diligências de visita e avaliação do património; o edital do mesmo afixado na Igreja Matriz da vila de Benavente; Breves de extra têmpora e de suplemento de idade, a favor do habilitando, para ordens de evangelho e ordens de missa.

Era irmão de Manuel Monteiro das Pressas que se habilitou a ordens menores no ano de 1726 (ver PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01801).



Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1568, Mç. nº 104
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se fragilizado. Possui rendilhados provocados pela acção do bicho e trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
23/03/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:55