Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Francisco José Coelho, filho de José Gonçalves e de Bernarda Maria, natural de Montemor-o-Novo, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01569
Title type
original
Date range
1720 Date is certain to 1729 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (147 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando foi interdito de se habilitar por ter fama de cristão novo por parte do avô materno, António Pinheiro. O habilitando apresentou diversas certidões para provar que não era cristão novo por parte do dito seu avô e monstrou que tinha familiares clérigos no Bispado do Porto, descendentes dos mesmos seus avós. Entre eles consta uma árvore genealógica (fl.112). Consta também certidão do óbito de dito avô que constava no livro dos defuntos da Santa Casa da Misericórdia da vila de Montemor-o-Novo. O mesmo tinha sido irmão da misericórdia.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na cidade e Bispado do Porto, na cidade e Bispado de Lamego e na vila de Montemor-o-Novo, a favor do habilitando, por requisitórias e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1569, Mç. nº 104
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em mau estado de conservação. Possui fólios corroídos por cancro roxo.
Creation date
14/03/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:55