Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Jacinto Lopes Coelho, filho de André Coelho e de Sebastiana Lopes, natural de Ervedal, e de Matias Coelho Vidigal, filho do dito André Coelho e de sua segunda mulher Maria Pires, natural de Ervedal, para serem admitidos a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01641
Title type
original
Date range
1724 Date is certain to 1727 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (154 fls.), em papel.
Scope and content
Os habilitandos foram impedidos de auferirem as ordens requeridas por fama de mouros pela parte do avô paterno, João Coelho. A Matias Coelho Vidigal também saiu o impedimento de ter fama de mulato por parte de sua avó materna Vicência Vidigal. Após diversas inquirições “de genere” não foi provado o impedimento cristãos novos por parte paterna dos habilitandos. Foi deferido o processo a Jacinto Lopes Coelho.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram no Bispado de Elvas, na Vigararia de Avis e na freguesia de Ervedal, a favor dos habilitandos, por requisitórias e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; Constam também inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vigararia de Avis e na cidade de Évora a favor de Jacinto Lopes Coelho; contém a inquirição “de genere”, feita no ano de 1693 na vila do Cano, a favor de Manuel de Carvalho.

Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1641, Mç. nº 112
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
18/03/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:59