Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Pedro Álvares da Silva, filho de João Álvares e de Maria de São José, natural de Benavente, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01835
Title type
original
Date range
1726 Date is certain to 1732 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (240 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Consta a certidão da Sentença “de genere” do Padre Cústódio da Silva Ferrão, primo pela parte materna do habilitando.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na vila de Benavente e no Patriarcado de Lisboa Ocidental e Oriental, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Benavente e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por requisitórias e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Matriz da vila de Benavente; Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XII, a favor do habilitando, para ordens de evangelho e ordens de missa (em pergaminho).

Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1835, Mç. nº 129
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Possui alguns fólios queimados pela acidez da tinta e com trespasses da mersma que dificulta a leitura dos documentos. Os fólios 221, 222 e 223 estão descosidos.
Creation date
23/03/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:09