Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José António Jorge Velho, filho de Domingos Jorge Velho e de Maria Mendes, natural de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01850
Title type
original
Date range
1727 Date is certain to 1734 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (156 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando era tesoureiro da Matriz da vila de Coruche. O pai do habilitando era capitão, bem como o avô paterno, Manuel Jorge Velho. O habilitando foi impedido de auferir as ordens pretendidas por fama de mulato por parte da avó paterna, Mariana Gomes. Foi dispensado do impedimento.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na vila de Estremoz e na cidade de Évora, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Estremoz, na vila de Avis, na vila de Coruche e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a carta de colação da tesouraria da Igreja Matriz da vila de Coruche a favor do habilitando, a provisão de D. João V para o habilitando se poder ordenar de ordens de epístola a título da mesma tesouraria; Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XII, a favor do habilitando, para ordens de evangelho e ordens de missa (em pergaminho).

Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1850, Mç. nº 130
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Possui fólios com trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos e pequenos rendilhados provocados pela acção do bicho.
Creation date
24/03/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:09