Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José Vicente, filho de Bartolomeu Carvalho e de Mónica Maria, natural de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01905
Title type
original
Date range
1727 Date is certain to 1734 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (163 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando ficou impedido de auferir as ordens pretendidas por fama de cristão novo por parte da avó materna, Maria Madalena Machado, e por fama de mourisco por parte do avô materno José Vicente. O habilitando apresentou documentos comprovativos e revogatórios do impedimento, entre eles consta a árvore genealógica dos seus ascendentes (fl. 56). Ficou provado ser infundado o impedimento.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na vila de Estremoz, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Estremoz, na vila de Avis e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a Carta de Colação de tesoureiro da Igreja Matriz de Benavila, da Ordem de São Bento de Avis, a favor do habilitando, para se ordenar de ordens sacras a título da mesma tesouraria, a provisão de D. João V para o habilitando se poder ordenar a título da dita tesouraria, Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XII, a favor do habilitando, para ordens epístola, de evangelho e ordens de missa (em pergaminho).

Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1905, Mç. nº 135
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
24/03/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:12