Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Estevão José de Almeida Vidigal, filho de Francisco de Almeida Silva e de Feliciana Francisca Vidigal, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01926
Title type
original
Date range
1729 Date is certain to 1737 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (122 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O pai e a mãe do habilitando estavam habilitados pelo Santo Ofício da Inquisição. O pai do habilitando era Porteiro do Tribunal da Inquisição de Évora, e o avô materno, Francisco Lopes Coelho, também tinha tido o mesmo cargo. Constam os autos de justificação da filiação do habilitando e das habilitações que fizeram os pais do mesmo no Santo Ofício da Inquisição. Quando se habilitou a ordens de epístola o habilitando encontrava-se na cidade de Lisboa.

Constam inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na cidade de Évora, a favor do habilitando, por comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade e do Dr. Manuel Guerreiro de Brito, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando e Plácida Vidigal, tia do mesmo, as diligências de visita e avaliação do património e os editais do mesmo afixados na Igreja de São Pedro e na Sé da cidade de Évora; Breve de suplemento de idade, do Papa Clemente XII, a favor do habilitando, para ordens de epístola; Breves de extra têmpora e suplemento de idade para ordens de Missa (em pergaminho).

Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1926, Mç. nº 137
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
24/03/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:13