Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro de registos de baptismo

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/ADEVR/PRQ/MMN03/001/0016
Title type
original
Date range
1654-02-21 Date is certain to 1661-06-16 Date is certain
Dimension and support
1Lv. (192 fl. ms. num. não sequencial); encadernação em pergaminho.
Biography or history
A Paróquia de Nossa Senhora do Bispo, de Montemor-o-Novo, confunde-se, em grande medida, com a da própria Vila, hoje Cidade, de que fez parte.

A origem da Freguesia está na edificação, na parte ocidental da Vila amuralhada, nas primeiras décadas do século XIV, de uma nova igreja paroquial, a juntar às já existentes, onde a população se juntava para cumprir os seus deveres religiosos.

A designação do Bispo deve-se ao facto de o respectivo padroado e rendas pertencerem ao Bispo de Évora, enquanto os da igreja de Santa Maria da Vila estavam entregues ao Cabido da mesma Cidade.

O cardeal infante D. Afonso, bispo de Évora, mandou reconstruir a Igreja em 1534. A mesma foi ainda objecto de obras de beneficiação no fim do século XVII e no século XVIII, que fizeram dela o mais sumptuoso templo da Vila. É tradição que nela foi baptizado, em 1495, João Cidade, mais tarde canonizado como São João de Deus.

Durante séculos, embora a maioria dos paroquianos vivesse já fora dos muros, a sede religiosa da Freguesia continuou dentro da cerca. Só em 1843 a sede desta Paróquia foi transferida para a Igreja do extinto Convento de São João de Deus (Igreja Matriz).

A Freguesia inclui as localidades de S.Geraldo, Fazendas do Cortiço, Ferro da Agulha, Cavaleiros, São Gens e uma parte da Maia.

O orago é Nossa Senhora.
Scope and content
Contém registos de baptismo. A encadernação é um fragmento de um documento manuscrito em francês, que não foi possível identificar. Não possui termo de abertura e de encerramento.
Access restrictions
Documentação de consulta livre
Physical location
Lv. 18, Cx. 4
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A encadernação está truncada. Os primeiros e últimos fólios estão fragilizados.
Type of container
Livro
Creation date
01/04/2011 00:00:00
Last modification
13/08/2013 10:20:52