Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação "de genere" de Francisco Banha Gião, filho de José Banha Gião e de Mariana da Silva Vieira, natural de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02111
Title type
original
Date range
1732 Date is certain to 1736 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (154 fls.), em papel.
Scope and content
O pai do habilitando era Familiar do Santo Ofício da Inquisição de Évora e a mãe para casar tinha feito diligências de pureza de sangue e estava habilitada pelo mesmo Santo Ofício. Consta a certidão de Familiar do Santo Ofício.

Constam inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Estremoz e na cidade de Évora, por comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade e do Dr. José Cardoso Gião, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de doação para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Sé da cidade de Évora; e todos os documentos inerentes para receber ordens de evangelho e de missa (secretas e mandados, a favor do habilitando, para se proceder à justificação de vita et moribus do mesmo para se ordenar de todas as ordens de evangelho e de missa e as inquirições respectivas).
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2111, Mç. nº 153
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Falta o fl. 1. Possui fólios com rendilhados provocados pela acção do bicho.
Creation date
14/04/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:23