Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação "de genere" de Tomás Gomes Baptista, filho de João Baptista e de Margarida Gomes, natural de São Mateus, termo de Montemor-o-Novo, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02133
Title type
original
Date range
1731 Date is certain to 1732 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (121 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando era monge no Convento das Covas de Monforado, termo de Montemor-o-Novo, o nome religioso era Tomás de Jesus Maria. Tinha um irmão que se habilitou a ordens menores que também era monge no dito convento, o nome religioso era Paulo de São Pedro (ver PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02116).

Constam inquirições "de genere" que se fizeram nas freguesia de São Geraldo e de Santo Aleixo, ambas do termo da vila de Montemor-o-Novo, nas freguesias de Jesufrei, de Arnoso e de São Tiago da Cruz, todas do termo de Barcelos, Arcebispado de Braga, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na freguesia de São Tiago do Escoural, termo de Montemor-o-Novo, por requisitórias e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

No final consta uma petição do habilitando e do seu irmão Paulo Gomes (Paulo de São Pedro) para que se lhe passem as suas sentenças "de genere", data de 1739.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2133, Mç. nº 155
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável
Creation date
15/04/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:24