Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Clemente Luís Lobo Mascarenhas, filho de Inácio Pereira Lobo e de Antónia Mascarenhas da Silveira, natural de Vila Viçosa, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02157
Title type
original
Date range
1730 Date is certain to 1733 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (140 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na freguesia de Pias, Prelazia de Tomar, na vila de Vila Viçosa e na vila de Avis, e na e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram no Patriarcado de Lisboa Ocidental e na vila de Vila Viçosa, por requisitórias e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade e do Dr. José Cardoso Gião, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

As diligêngias de "vita et moribus" foram feitas na cidade de Lisboa por se encontrar o impetrante na mesma cidade em negócios.

Quando se fizeram diligências de "vita et moribus" do habilitando na vila de Vila Viçosa foi denunciado, pelo Capitão de Cavalos Clemente Luís Lobo, tio do mesmo, que a conduta do impetrante não era idónea para o cargo de clérigo, fundamenta a declaração (fl. 94). Foi deliberado que ficasse o impedimento em perpétuo silêncio. Foi julgado apto para auferir prima tonsura e ordens menores. Não consta o despacho em como foi examinado e aprovado para as mesmas.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2157, Mç. nº 157
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável. Os fl. 135 e 136 estão descosidos.
Creation date
19/04/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:25