Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Gaspar Gomes Pires, filho de João Pires e de Filipa de Santiago, natural de Alcáçovas, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02180
Title type
original
Date range
1731 Date is certain to 1738 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (117 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando ficou impedido de auferir as ordens requeridas por fama de cristão novo por parte da avó paterna Maria Esteves, natural da vila de Mós, termo de Torre de Moncorvo. O habilitando apresentou documentos comprovativos e revogatórios do impedimento, entre eles constam uma sentença civel em que foram julgados cristãos velhos Pedro Fernandes e Gaspar Fernandes, ascendentes da dita avó (data de [1690 a1708]).

Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Mós, termo de Torre de Moncorvo, Arcebispado de Braga, na vila de Alcáçovas e na vila de Viana do Alentejo, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Alcáçovas e na cidade de Évora, por comissões e requisitórias do Dr. Manuel Ávares Cidade e do Dr. José Cardoso Gião, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2180, Mç. nº 159
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Possui pequenos rendilhados provocados pela acção de insectos e trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos. Alguns documentos estão fragilizados.
Creation date
02/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:26