Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de António Joaquim Cabaço, filho de Manuel Dias Niza e de Maria de São João, natural de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02182
Title type
original
Date range
1733 Date is certain to 1737 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (145 fls.), em papel.
Scope and content
O pai do habilitando era ferreiro. O habilitando ficou impedido de auferir ordens por fama de cristão novo por parte do avô materno Manuel Álvares. O habilitando apresentou documentos comprovativos e revogatórios do impedimento, entre eles constam a certidão em como o pai e a mãe eram professos da Ordem Terceira e que possuiam irmãs servas no Convento das Maltesas da vila de Estremoz, e uns autos de justificação de testemunhas a favor do pai do habilitando e de suas tias (data de1682).

Constam inquirições "de genere" que se fizeram na cidade de Portalegre, na vila de Lousã, Bispado da Guarda, na vila de Estremoz, e na vila de Alcácer do Sal, por comissões e requisitórias do Dr. Manuel Ávares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

Não consta deferimento para receber as ordens.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2182, Mç. nº 159
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Contém fólios muito fragilizados. Possui pequenos rendilhados provocados pela acção de insectos e trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
02/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:27