Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de António Galvão, filho de Sebastião Correia e de Inácia Rosa Galvão, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens de epístola

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02203
Title type
original
Date range
1729 Date is certain to 1734 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (134 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando ficou impedido de auferir ordens menores por fama de cristão novo por parte do avô paterno Luís Correia. O habilitando apresentou documentos comprovativos e revogatórios do impedimento, entre eles a árvore genealógica (fl. 41) dos ascendentes do dito avô e as certidões de baptismo e casamentos dos mesmos, uma sentença crime passada pelo Tribunal do Santo Ofício em que foi autor o pai do habilitando e réu Manuel Gomes, mercador e Familiar do Santo Ofício, por o dito mercador o ter injuriado e infamado de cristão novo, datada de 1719.

Constam inquirições "de genere" que se fizeram na cidade de Elvas e na cidade de Évora, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora, por requisitória e comissões do Dr. Manuel Ávares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de doação para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Igreja de Santo Antão da cidade de Évora.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2203, Mç. nº 161
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Possui trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
04/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:28