Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Vicente Ferreira Godinho, filho de Baltazar Fernandes Godinho e de Sebastiana do Sacramento, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02277
Title type
original
Date range
1732 Date is certain to 1744 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (77 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na cidade de Évora, nas freguesia de Nossa Senhora de Machede e de São Bento do Mato, ambas do termo da mesma cidade, na freguesia de Carvide, Bispado de Leiria, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Viana do Alentejo e na cidade de Évora, por comissões Dr. Manuel Álvares Cidade e de Frei Jerónimo de São José, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

O habilitando ficou impedido de auferir ordens menores por fama de mulato por parte da avó materna Ana Pires. Após novas inquirições de genere provou-se que o impetrante era parente de António José da Silva, neto de um tio da avó materna, que se habilitara na Relação Eclesiástica de Évora. Foi dispensado do impedimento.

No ano de 1743 o habilitando era bacharel aprovado pela Universidade de Coimbra na faculdade de medicina.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2277, Mç. nº 166
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
O processo está fragilizado. Possui fólios queimados pela acidez da tinta e rendilhados provocados pela acção de insectos.
Creation date
16/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:32