Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João Baptista Durão, natural de Campo Maior, e António Mexia Fouto, natural da vila de Estremoz, filhos de António Mexia Fouto e de Maria da Conceição Mexia, para serem admitidos a prima tonsura, a ordens menores e a ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02296
Title type
original
Date range
1734 Date is certain to 1742 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (312 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Os habilitandos quando pediram para serem admitidos a ordens menores viviam na vila de Estremoz em casa de Frei Manuel Mexia Fouto, freire do Convento de Avis e comissário do Santo Ofício da Inquisição. Consta uma declaração do mesmo atestando que os sobrinhos viviam na sua casa.

Constam os autos de justificação que se fizeram na vila de Estremoz para João Baptista Durão ser admitido a compatriota do Arcebispado da cidade de Évora.

Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Campo Maior, na vila de Fronteira e na vila de Estremoz, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Estremoz e na cidade de Évora, por comissões Dr. Manuel Álvares Cidade e do Dr. José Cardoso Gião, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património de João Baptista Fouto que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez Frei Manuel Mexia Fouto, as diligências de visita e avaliação do património; Breves de extra têmpora e de suprimento de idade, do Papa Bento XIV, para ordens de missa (em pergaminho).

Não consta o processo de património de António Mexia Fouto.

Physical location
Proc. nº 2296, Mç. nº 168
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
O fl. 1 está descosido e fragilizado. Os fólios possuem rendilhados provocados pela acção de insectos.
Creation date
23/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:33