Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José Gonçalves, filho de Manuel Gonçalves e de Leonor Maria, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e a ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02313
Title type
original
Date range
1736 Date is certain to 1753 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (192 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na freguesia de Santa Maria de Âncora, do termo da vila de Caminha, na freguesia da Igrejinha, do termo da vila de Arraiolos, na freguesia de São Bento do Mato e na freguesia de Casa Branca, do termo da vila de Sousel, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora e na cidade de Coimbra, por requisitórias e comissões Dr. José Cardoso Gião e de Frei Jerónimo de São José, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a sentença apostólica de uma pensão anual de 15 mil rés imposta no deado da Sé da cidade de Évora, a favor habilitando, que alcançara como clérigo de prima tonsura; Breve de interstícios da Sé Apostólica de Évora, a favor do habilitando, para ordens de evangelho e de missa.

O habilitando era mestre em artes formado na Universidade de Évora e Bacharel formado em cânones na Universidade de Coimbra. O habilitando recebeu prima tonsura no ano de 1736 mas só se habilitou a ordens menores e sacras no ano de 1750.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2313, Mç. nº 169
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem rendilhados provocados pela acção de insectos. Alguns fólios possuem trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos. Os últimos fólios encontram-se truncados.
Creation date
24/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:33