Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João Fialho do Vale, filho de Luís Fialho e de Brázia Gomes, natural de Portel, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02348
Title type
original
Date range
1736 Date is certain to 1754 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (285 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Portel e na vila de Cuba, termo da cidade de Beja, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Portel, por e comissões do Dr. José Cardoso Gião e do Dr. Dionísio Gonçalves Calvão, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

O habilitando ficou impedido de auferir ordens menores por fama de cristão novo por parte da avó paterna, Domingas Fialho, por supostamente ser da família de Aires Dias penitenciado pelo Santo Ofício por fama de judeu. No ano de 1747 o habilitando, então Tesoureiro da Igreja Matriz de Portel e 10 anos depois de ser julgado impedido de receber ordens, alegou ser infundado o impedimento e apresentou documentos revogatórios do mesmo. Após novas inquirições "de genere" foi julgado apto para auferir ordens menores segundo acordão de 1754.

Só consta despacho em como foi examinado e aprovado para prima tonsura.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2348, Mç. nº 172
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem rendilhados provocados pela acção de insectos. O fl. 277 está descosido.
Creation date
30/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:35