Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Garcia Mendes e André Mendes, filhos de Belchior Mendes e de Joana Rodrigues, naturais da cidade de Évora, para serem admitidos a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02354
Title type
original
Date range
1706 Date is certain to 1737 Date is certain
Dimension and support
1 proc. ( fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando Garcia Mendes habilitou-se a ordens menores no ano de 1706 e o seu irmão André Mendes no ano de 1725. Os habilitandos foram impedidos de auferir ordens menores por fama de cristãos novos por parte da avó paterna Brites Gonçalves. No ano de 1737 os habilitandos alegaram que Inês Fidalgo, irmã dos mesmos, estava habilitada pelo Tribunal do Santo Ofício da Inquisição (já tinham mais de 40 anos). Consta certidão passada pelo mesmo tribunal em como a irmã dos habilitandos estava habilitada. Consta a inquirição de justificação da fraternidade dos habilitandos com a dita irmã.

Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Terena e na vila de Olivença, Bispado de Elvas, na cidade de Évora, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora, por comissões do Dr. José Borges de Barros, do Dr. Manuel Álvares Cidade e do Dr. José Cardoso Gião, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património de André Mendes que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez o habilitando a si mesmo, as licenças que deram os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Évora e os irmãos do Convento do Espinheiro para o habilitando incluir no património umas fazendas foreiras aos mesmos; as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Sé da cidade de Évora; o processo de património de Garcia Mendes que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram ao habilitando André Mendes, Inês Fidalgo e Apolónia Micaela, irmãos do mesmo, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Sé da cidade de Évora; Breves de extra têmpora, do Papa Clemente XII, para ordens de evangelho e de missa (em pergaminho), a favor dos habilitandos.



Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2354, Mç. nº 172
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem rendilhados provocados pela acção de insectos.
Creation date
31/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:36