Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Francisco Mendes Vidigal, filho de Francisco Vidigal e de Maria Caeiro, natural de São Manços, termo da cidade de Évora, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02439
Title type
original
Date range
1738 Date is certain to 1742 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (100 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando quando se habilitou a ordens menores já era clérigo de prima tonsura e possuia um benefício simples na colegiada da Igreja de São Tiago da cidade de Évora. Constam os autos de justificação do habilitando com o Padre Manuel Mendes Vidigal, bacharel na Sé da cidade de Évora (ver PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01113) e justificação de afinidade com o Padre Marcos Caeiro Atalaio, irmão de sua mãe (ver PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01195).Contém carta dimissória passada na cúria romana, a favor do habilitando, para prima tonsura (fl. 9).

Constam inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora, por comissões do Dr. José Cardoso Gião e de Frei Jerónimo de São José, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a sentença apostólica de posse de um benefício simples na Igreja de São Tiago da cidade de Évora, ao qual renunciou o Padre Manuel Mendes Vidigal a favor do habilitando, o edital do património afixado na Igreja de São Tiago; Breve de suplemento de idade, do Papa Bento XIV, para ordens de missa (em pergaminho).

Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2439, Mç. nº 179
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem pequenos rendilhados provocados pela acção de insectos.
Creation date
17/06/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:40