Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José Álvares da Silveira e Anastácio José da Silveira, filhos de Manuel Álvares da Silveira e de Paula Escoda, naturais do Vimieiro, para serem admitidos a prima tonsura, a ordens menores e ordens de epístola

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02451
Title type
original
Date range
1739 Date is certain to 1761 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (173 fls.), em papel.
Scope and content
José Álvares da Silveira quando se habilitou a ordens menores era acólito coreiro na Capela Real de Vila Viçosa e Anastácio José da Silveira era moço do coro no seminário de Évora. Constam os autos de justificação de fraternidade dos habilitandos com o Padre Frei António da Conceição. O habilitando Anastácio José da Silveira só foi examinado e aprovado para auferir prima tonsura.

Constam inquirições "de genere" que se fizeram no Vimieiro e na vila de Sousel, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora e na vila de Vila Viçosa, por comissões do Dr. José Cardoso Gião, do Dr. António Álvares Sousa e do Dr. Vicente da Gama Leal, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património de José Álvares da Silveira que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez o habilitando a si mesmo, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Matriz do Vimieiro. Não contém despacho para receber ordens de evangelho e de missa.

José Álvares da Silveira foi capelão na Real Capela de Vila Viçosa.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2451, Mç. nº 179
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem pequenos rendilhados provocados pela acção de insectos. Os fólios 152 e 153 estão descosidos.
Creation date
17/06/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:41