Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José António, filho de Pedro António Vignali e de Teresa Maria, natural de Lisboa, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens de missa

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02465
Title type
original
Date range
1743 Date is certain to 1746 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (76 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando estava congregado na Congregação do Oratório de São Filipe Neri da vila de Estremoz.

O pai e o avô paterno do habilitando eram pintores, o primeiro natural de Milão e o segundo do Mónaco, a mãe era natural de São Martinho da cidade de Génova. Como os seus ascendentes eram estrangeiros o habilitando pediu que se fizessem as inquirições "de genere" na cidade de Lisboa, apresentou um rol de pessoas residentes em Lisboa, naturais das localidades de onde eram os avós, para inquirirem sobre a limpeza de sangue dos mesmos.

Constam inquirições "de genere" que se fizeram na cidade de Lisboa, por requisitórias de Frei Jerónimo de São José, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; Breves de extra têmpora e de suplemento de idade, do Papa Bento XIV, para ordens de missa (em pergaminho).

O processo está incompleto não possui as diligências de património para ordens sacras, nem as diligências para ordens de epístola e de evangelho. Consta somente o Acordão em como as premissas dos breves são justificadas e que o habilitando possui os requisitos para ordens de missa.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2465, Mç. nº 180
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem rendilhados provocados pela acção de insectos e com trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
21/06/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:41