Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José da Fonseca de Azevedo, filho de José da Fonseca Azevedo e de Maria Soutela, natural de Montalegre, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras,

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02466
Title type
original
Date range
1743 Date is certain to 1748 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (103 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam os autos de justificação de afinidade do habilitando com o Padre Custódio de Abreu Fontoura, filho de seu tio paterno Gonçalo de Fontoura Araújo, habilitado no Arcebispado de Braga. O habilitando foi estudante na Universidade de Coimbra e familiar doméstico (criado) de Frei Miguel de Távora, Arcebispo de Évora.

Constam inquirições "de genere" que se fizeram no Arcebispado de Braga, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Lisboa, por requisitórias de Frei Jerónimo de São José, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o alvará de folha corrida que passou o Dr. Eugénio da Silva, provisor e vigário geral do Arcebispado de Braga, a favor do habilitando; a Sentença Apostólica de dispensa de ilegitimidade, a favor do habilitando; Breve de extra têmpora, do Papa Bento XIV, para ordens sacras (em pergaminho).

O processo está incompleto não possui as diligências de património para ordens sacras, nem as diligências para ordens de epístola, de evangelho e de missa. Consta somente o Acordão em como as premissas dos breves são justificadas e que o habilitando possui os requisitos para ordens sacras.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2466, Mç. nº 180
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem rendilhados provocados pela acção de insectos.
Creation date
21/06/2011 00:00:00
Last modification
20/04/2012 14:42:17