Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Luís José de Almeida, filho de José de Almeida e de Antónia de Almeida, natural da freguesia de São Cristovão de Lafões (do antigo concelho de Trapa), termo de Viseu, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores a ordens de epístola e de evangelho

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02498
Title type
Atribuído
Date range
1791 Date is certain to 1791 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (30 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando era monge no Convento das Covas de Monfurado da vila de Montemor-o-Novo. O nome religioso do habilitando era Luís da Madre de Deus. O habilitando ficou dispensado de fazer inquirições "de genere" e "vita et moribus" porque no convento já tinham sido efectuadas diligências de pureza de sangue. Constam as ditas inquirições que se fizeram nas freguesia de São Cristovão de Lafões e Santa Cruz da Trapa (hoje pertencentes a São Pedro do Sul) e na freguesia de Cambra, Bispado de Viseu, por comissão do Padre João da Conceição, Prior da congregação descalça de São Paulo, primeiro eremita do Convento das Covas de Montemor-o-Novo.

O habilitando foi examinado e aprovado para ordens de epístola e de evangelho mas não constam os documentos inerentes para auferir as mesmas.

Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2498, Mç. nº 183
Language of the material
Português.
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem rendilhados provocados pela acção de insectos e manchas de humidade. O fl. 27 e o fl. 28 estão descosidos.
Creation date
12/07/2011 14:18:41
Last modification
02/11/2023 16:43:43