Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de Simão Valente Lamego, filho de Natário Valente Lamego e de Isabel Marques, natural de Montemor-o-Novo, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00054
Title type
Atribuído
Date range
1703 Date is certain to 1706 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (330 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Arraiolos e em Montemor-o-Novo, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Coruche e em Montemor-o-Novo, por comissões e secretas do Dr. Viente Amado de Brito, do Dr. José Borges de Barros e do Dr. Paulo Álvares da Costa, provisores das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património para ordens que contém, entre outros documentos, os títulos das fazendas com que o habilitando constituiu o mesmo: a escritura de venda e quitação de uma morada de casas na Rua das Pedras Pretas, sitas em Montemor-o-Novo, que fizeram Brás Martins e sua mulher Margarida Luís a Natário Valente, data de 1700; a escritura de aforamento de uma morada de casas na Rua das Pedras Pretas, que fez Paulo de Vila Lobos a Natário Valente, data de 1684; o traslado da folha de partilha que se fez, no ano de 1697, por falecimento de Isabel Gonçalves, avó paterna do habilitando; a escritura de venda de uma vinha, sita em Nossa Senhora da Visitação, coutos de Montemor-o-Novo, que fizeram Rodrigo Lourenço e sua mulher Maria Rodrigues a Brás Luís, data de 1632; a certidão do testamento de Diogo Vaz Lamego, tio do habilitando; a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando; os traslados do testamento de Fernão de Lamego, [escolar em degredos], e de sua mulher Leonor Vaz, em que instituiram uma capela deixando aos vereadores do concelho a obrigação de a dotar aos seus parentes, enquanto os houvesse e abraçassem a vida religiosa, o testamento data de 1494 e os codicilos do mesmo datam de 1496 e de 1499. Consta o edital do património afixado na Igreja Matriz de Montemor-o-Novo, as liligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para ordens de missa e Breve de suplemento de idade para auferir as mesmas.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 4, Proc. nº 55
Language of the material
Português e latim
Physical characteristics and technical requirements
Faltam os primeiros três fólios. O processo encontra-se fragilizado.
Creation date
26/01/2012 14:28:00
Last modification
01/03/2024 12:18:40