Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de Tomé de Oliveira, filho de Jerónimo de Oliveira e de Juliana Carvalho, natural de Évora, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00060
Title type
Atribuído
Date range
1704 Date is certain to 1710 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (128 fls.), em papel e pergaminho
Scope and content
Constam inquirições "de genere" e de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património para ordens sacras que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para clérigo que fez a mãe do habilitando, de uma morada de casas no beco da Rua Nova, foreiras aos frades da Cartuxa, um quartel de vinha sito em Vale de Cavalos, foreiro aos Bachareis da Sé da cidade de Évora, e uma adega na Rua das Fontes, com compromisso duas missas aos frades de São Francisco; a sentença de folha de partilha que se fez por falecimento do pai do habilitando; o consentimento dos bachareis da Sé e dos frades da Cartuxa para o habilitando poder se ordenar a título das fazendas referidas, o edital do património afixado na Igreja de São Tiago e na Igreja de São Mamede da cidade de Évora e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Contém Breves de extra têmpora e de suplemento de idade, do Papa Clemente XI, para se ordenar de ordens de evangelho e ordens de missa.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 5, Proc. nº 63
Language of the material
Português e latim
Physical characteristics and technical requirements
Falta o fl. 1. Os fólios 63 e 64 estão fragilizados. Possui fólios com trespasses de tinta e queimados pela acidez da mesma que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
31/01/2012 11:50:58
Last modification
01/03/2024 12:18:40