Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de Filipe Calção, filho de Manuel Calção e de Joana Nunes, natural de Montemor-o-Novo, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00070
Title type
Atribuído
Date range
1705 Date is uncertain to 1712 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (199 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições “de genere”, a favor do habilitando, que se fizeram na vila de Montemor-o-Novo, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na mesma vila e na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. Paulo Álvares da Costa e do Dr. José Borges de Barros, provisores das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras, que fizeram os pais do habilitando, de uma morada de casas na Rua dos Almocreves, na freguesia de São Tiago, de um ferragial no porto das Lâs da Ribeira, e uma vinha no sítio de Barcadelas, coutos da vila de Montemor-o-Novo; as sentenças de folha de partilha dos orfãos Manuel e Caetano da legítima que ficou por falecimento do pai, João Luís, casado que fora com Joana Nunes; a sentença de habilitação de herdeiros de Joana Nunes, casada com Manuel Calção, moleiro no Moinho do Porto de Lisboa de Cima, como herdeira dos bens do seu filho menor Caetano; as sentenças de folha de partilha que se fizeram por falecimento de Diogo Calção e de Maria Dias, avós paternos do habilitando, do que ficou da legítima ao pai do mesmo; os editais do património afixados na Igreja de São Tiago e na Igreja Matriz de Montemor-o-Novo, e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta a carta de prima tonsura e ordens menores e Carta de Diácono.

Consta Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para se ordenar de ordens de evangelho e de missa e Breve de suplemento de idade para ordens de missa.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 7, Proc. nº 72
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável. Falta o fl. 1 e o 2.
Creation date
02/02/2012 16:42:14
Last modification
01/03/2024 12:18:41