Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Francisco Álvares Parra, filho de António Lopes e de Catarina Lopes, natural de Monsaraz, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00088
Title type
Atribuído
Date range
1708 Date is uncertain to 1716 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (195 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Monsaraz e na freguesia da Caridade, termo da mesma vila, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Monsaraz e na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros e de Frei José de Jesus Maria, provisores das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de doação e nomeação, que fizeram o Provedor e os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Monsaraz, ao Licenciado Francisco Álvares Parra, de uma capela de missa quotidiana que instituiu Catarina Rosa, viúva de António Dias Repas, que estava vaga por falecimento do Padre João Gomes; a carta de colação e confirmação da capela com que o habilitando constituiu o seu património.

Consta Breve de extra têmpora, a favor do habilitando, do Papa Clemente Xi, para ordens de evangelho e de missa e um Breve de suplemento de idade para ordens de missa.

Contém uma declaração em como o Padre Francisco Álvares Parra, exercitou as ordens de diácono no Convento de São Francisco de Évora, data de 23 de Setembro de 1716 (fl. 156).



Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 9, Proc. nº 90
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável. O fl. 156 está solto.
Creation date
08/02/2012 10:35:46
Last modification
01/03/2024 12:18:42