Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Soares de Carvalho, filho de Matias Soares e de Sebastiana Baptista, natural de Évora, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00091
Title type
Atribuído
Date range
1708 Date is uncertain to 1710 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (85 fls.), em papel.
Scope and content
O pai do habilitando era ferrador. Constam inquirições "de genere" que se fizeram na cidade de Évora, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na mesma cidade, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros e do Dr. Paulo Álvares da Costa, provisores das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras, que fizeram ao habilitando o Dr. Manuel dos Santos Xara e sua mulher Maria Feliciana da Fonseca, de 12 mil réis de renda anual na quinta denominada da Zambuja, sita nos coutos da cidade de Évora, com a condição de o habilitando não se desfazer da dita renda e por seu falecimento ser restituida aos dotadores ou a seus herdeiros; o edital de património afixado na Sé da cidade de Évora e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta Breve de extra têmpora, a favor do habilitando, do Papa Clemente Xi, para ordens de epístola, de evangelho e de missa, e Breve de suplemento de idade para ordens de missa.

Consta a carta de prima tonsura e ordens menores e a carta de adito do habilitando na Igreja de São Pedro da cidade de Évora.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 9, Proc. nº 93
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Faltam os primeiros três fólios e o fl. 42 está truncado.
Creation date
08/02/2012 15:30:39
Last modification
01/03/2024 12:18:42