Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Nunes Heitor, filho de Manuel Nunes e de Margarida da Cruz, natural da freguesia de São João Baptista de Coruche, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00163
Title type
Atribuído
Date range
1712 Date is certain to 1718 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (196 f.), papel.
Scope and content
Quando se habilitou a ordens sacras o habilitando era estudante na Universidade de Coimbra, na Faculdade dos Sagrados Cânones.

Constam: inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Pavia, naturalidade dos avós paternos, Diogo Nunes e Maria Simões, e na vila de Belver, naturalidade dos avós maternos, Marcos Heitor e Margarida Marques, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Coruche, na cidade de Évora e na cidade de Coimbra, por requisitória, secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, Dr. Paulo Álvares da Costa e do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para clérigo que fizeram Francisco Lopes Correia, padrasto do habilitando, e Margarida da Cruz, de umas casas na Rua da Estalagem, a escritura de dote que fizeram João Gonçalves Delgado e sua mulher Águeda Nunes do Vale, cunhado e irmã do habilitando, de metade de umas casas na Rua de Santo António, e a escritura de dote que fez a si mesmo o habilitando da outra metade das casas na Rua de Santo António, todas as fazendas na vila de Coruche, o edital de património afixado na Igreja de Matriz da mesma vila, e as diligências de visita e avaliação do mesmo; e os documentos inerentes para receber ordens de evangelho e ordens de missa (mandados, comissões e secretas para se fazerem inquirições de “vita et moribus”, declarações em como não tinha impedimento para receber as ordens requeridas, declarações em como exercitara as mesmas, petições do habilitando para correr folha pelos escrivães do judicial e juízo eclesiástico, a fim de lhe serem encontradas culpas, contêm os despachos deferidos para auferir as ordens).

O habilitando refere ter recebido Breve de extra têmpora para ordens de evangelho e missa mas não consta o mesmo, apesar de constarem no processo os procedimentos de aceitação e justificação das premissas do breve.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 18, Proc. nº 165
Language of the material
Português.
Physical characteristics and technical requirements
Alguns fólios possuem trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
27/04/2012 14:26:25
Last modification
01/03/2024 12:18:46