Processo de habilitação “de genere” de Francisco Ribeiro Fernandes, filho de Domingos Fernandes e de Leonor Ribeiro de Jesus, natural de Benavente, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores.

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00280
Title type
Atribuído
Date range
1725 Date is certain to 1730 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (167 f.), papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na freguesia de São Salvador de Rossas, naturalidade do avô paterno Domingos Fernandes, e na freguesia de São João de Bucos, concelho de Cabeceiras de Basto, naturalidade da avó paterna Catarina Gonçalves, ambas as freguesias do Arcebispado de Braga, na freguesia de Santo Estêvão, termo de Benavente, naturalidade do avô materno, Manuel Ribeiro, e na freguesia de São João Baptista da vila de Alcochete, naturalidade da avó materna, Maria Rodrigues, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram em Benavente e na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

O habilitando ficou impedido de auferir as ordens requeridas por fama de cristão novo por parte da avó materna. Após novas inquirições que se fizeram no Patriarcado de Lisboa foi deliberado que o impedimento não tinha fundamento.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Mç. nº 33, Proc. nº 280
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Falta o f. 1.
Creation date
5/25/2012 2:56:14 PM
Last modification
6/8/2012 5:23:07 PM