Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José Gomes Cordeiro, filho de Matias Gomes Cordeiro e de Josefa Maria, natural da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens de epístola

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00343
Title type
Atribuído
Date range
1742 Date is certain to 1746 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (122 f.), papel.
Scope and content
O habilitando quando se habilitou a ordens menores estava recolhido na Congregação do Oratório da vila de Estremoz e o seu nome religioso era José Locatelli.

Constam inquirições "de genere" que se fizeram no lugar de Alguber, freguesia de Nossa Senhora das Candeias, termo de Cadaval, naturalidade do avô paterno, Domingos Cordeiro, no lugar de Vermelha, freguesia de São Simão, termo de Cadaval, naturalidade da avó paterna, Maria Gomes, na freguesia de São João de Rio Caldo, naturalidade do avô materno, Adrião da Silva, e na freguesia de São Martinho, termo de Sintra, naturalidade da avó materna, Margarida Coelho, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Estremoz, por requisitórias, secretas e comissões de Frei Jerónimo da São José, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

Apesar do habilitando ser julgado apto para receber ordens menores não consta em como foi examinado e aprovado para receber as mesmas.

Consta o processo de património que contém a escritura de doação que fez o habilitando a si próprio de uma morada de casas na Rua Direita e outras que construiu nos quintais das mesmas, em Estremoz, o edital do património afixado na Igreja de São Tiago de Estremoz, e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Contém certidões passadas na Congregação do Oratório de que o habilitando foi examinado e aprovado, pelos sete padres da junta da congregação, para prima tonsura, ordens menores e ordens de epístola e a que o mesmo se chamava José Gomes Cordeiro antes de ingressar na congregação.
Stamps
Selo de chapa da Congregação do Oratório.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 40, Proc. nº 345

Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Alguns fólios possuem pequenos rendilhados e trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
25/05/2012 17:16:10
Last modification
01/03/2024 12:18:57