Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José Martins Nunes, filho de Manuel Martins e de Maria Nunes, natural de Grândola, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00380
Title type
Atribuído
Date range
1749 Date is certain to 1757 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (77 f.), papel.
Scope and content
Constam: inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Grândola, naturalidade dos avós paternos, Manuel Luís e Águeda Luís, e da avó materna, Margarida Delgado, e na vila de Alcácer do Sal, naturalidade do avô materno, António Nunes, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram em Grândola e na cidade de Évora, por secretas e comissões de Frei Jerónimo da São José, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

O habilitando ficou impedido de receber as ordens por fama de cristão novo por parte da avó materna, filha de Agostinha Gomes, que segundo as testemunhas era cristã nova e penitenciada pelo Santo Ofício da Inquisição, e degradada para a freguesia de São Pedro de Melides. Consta a certidão passada por Francisco Lopes, notário apostólico da Inquisição de Évora, em como nos repertórios da Santa Inquisição de Lisboa, Coimbra e Évora não constava o nome de Agostinha Gomes. Foi provado que era infundado o impedimento.

O habilitando era Familiar do Santo Ofício da Inquisição. Consta a certidão da Carta de Familiar do Santo Ofício da cidade de Évora.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 45, Proc. nº 381
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Os f. 65 a 77 estão soltos.
Creation date
28/05/2012 14:24:12
Last modification
01/03/2024 12:18:59